Páginas

terça-feira, 13 de novembro de 2012

CSQ em mãos!

Vou escrever aqui o relato da nossa entrevista para compartilhar com os próximos a passarem por esse momento especial.

Primeiro alguns dados:
Sou o requerante principal, Engenheiro Eletricista casado com uma Tecnóloga de Artes Gráficas.
Não temos filhos e enviamos os documentos em agosto de 2011. Não temos TCF, apenas a carta da nossa escola de francês.

Nossa entrevista era as 11:00, dia 12/11. Como ficamos no mesmo hotel da entrevista fizemos o check-out e ficamos aguardando no hall de entrada. O porteiro nos avisou que em breve chamariam a gente. As 11h em ponto veio o M. Leblanc nos comprimentando e nos levou na sala da entrevista que é no 5 andar do hotel.

Ele é super tranquilo, iniciou perguntando nossos nomes, data de nascimento e a cidade que iríamos morar.

Aí começou a checar os documentos gerais e anotar no computador. Pediu os diplomas, históricos da faculdade e do 2° grau. Perguntou quantos anos de estudos nós temos no Brasil. Pediu os comprovantes de lingua francesa, e não perguntou nada sobre isso. Perguntou do inglês, aí eu falei já tínhamos morado na Irlanda e que isso não era problema, então ele me perguntou "Why Quebec"? Fiz uma leve explanação em inglês, muito curta e simples e mais nada. Coisa de segundos!
Aí ele perguntou "Porquoi le Quebec?" para minha esposa e ela respondeu, também bem simples, em francês, bem tranquilo.

Depois ele perguntou onde eu trabalhava, minha profissão e o que minha empresa fazia, falei resumidamente e ele não perguntou nada... Mesma coisa para minha esposa.

Após isso ele pediu as cartas das empresas e holerites, nós apresentamos, inclusive com uma simples tradução para o francês (ele nem quis ver as traduções). Pediu também a carteira de trabalho para conferir as datas. Ele ficou com as cartas dos atuais empregos e com os últimos 3  holerites.

Pediu os CV´s, deu uma olhada por cima, ofereci meu CV em inglês, pois imagino precisar me comunicar na minha profissão, mas ele também rejeitou. Depois perguntou sobre nosso plano em emprego. Principlamente para mim, com relação à inscrição na ordem dos engenheiros do Quebec. Eu expliquei que sabia que minha profissão era regida por uma ordem e que sabia quais eram as providências que eu tenho que tomar. Ele explicou que era muito importante eu focar em entrar na ordem dos engenheiros, mas que isso poderia demorar 1 ou 2 anos. Mas que enquanto isso eu poderia trabalhar na minha área mesmo sem ter o título de engenheiro.

Ele pediu as propostas de emprego plano A e B. O plano C eu nem cheguei a mostrar. As propostas da minha esposa ele elogiou muito, pois era exatamente o que ela faz hoje. As minhas propostas aparentemente não eram tão elogiáveis.. hahha mas mesmo assim ele disse que eram boas oportunidades.

Aí, ele fez uma demonstração em alguns papéis de como montar o CV, e demonstrou que o nosso estava muito ruim. Após isso ele já foi imprimindo o CSQ!, perguntando se tínhamos alguma dúvida e desejando sucesso.

Em resumo, foi muito simples e tranquilo. Durou em torno de 1 hora a entrevista. Infelizmente eu travei de nervosismo e não consegui falar 20% da minha capacidade, de certa forma decepcionamente! Minha esposa acabou falando a mesma quantidade que eu requerente principal.

O M. Leblanc é uma pessoa muito tranquila que está lá para ajudar, não há o porque ter medo.

Acho que é isso, espero ter contribuído.

Agora é correr atrás do Federal!

Boa sorte a todos.



terça-feira, 6 de novembro de 2012

Entrevista - Convocação

Olá pessoal,

Esse é minha primeira postagem nesse blog, onde eu pretendo trazer informaçãoes sobre o nosso processo de imigração - Quebec.

Fomos convocados para a entrevista, e após ela colocarei o relato. Enquanto isso segue abaixo algumas informações básicas e nosso timeline:

- dez 2010 - tomada de decisão e inicio dos estudos de francês.
- ago 2011 - envio da documentação ao BIQ, ainda em São Paulo.
- 08 out 2012 - convocação por email para a entrevista.
- 12 nov 2012 - entrevista no Rio de Janeiro.

Sobre a convocação, um fato que me deixou um pouco preocupado foi de mesmo eu ter enviado a nossa carta de confirmação de presença na entrevista por email, assinada, no mesmo dia da convocação, exatamente 1 semana depois recebi um email dizendo que eu ainda não havia confirmado! Foi aí então que eu disparei emails diários reenviando minha confirmação e solicitando uma confirmação por parte deles também. Como não tive nenhuma resposta, lá se foram 2 semanas tentando ligar no BIQ México saber se minha entrevista estava de pé.

Como yo no hablo español, foi no francês mesmo! A pessoa que me atendeu foi muito calma no telefone e foi possível a comunicação e a confirmação.

Caso você queira ligar no BIQ, seja paciente, pois eles vão te fazer esperar muito e a cada 12 minutos a ligação vai cair, aí você liga novamente. Sorte que existe o skype e seus míseros 6 centavos por minuto.

Agora é foco no treinamento pois faltam poucos dias!